Introdução
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
Contexto Histórico
O período romântico no Brasil inicia em 1836 com a publicação da obra suspiros poéticos e saudades por Gonçalves de Magalhães e acaba em 1881 com a publicação do romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis.
A literatura brasileira só teve um desenvolvimento significativo com a fuga da família real portuguesa de Napoleão para o Brasil que realizou grandes avanços artísticos e culturais mas com grande influência europeia, porém, as classes sociais dominantes ficaram insatisfeitos com o império gerando tentativas de independência com a conquista dela em 1822 por Dom Pedro I causando um forte sentimento nacionalista.
Outra característica importante é que o Brasil era uma das únicas colônia a ter um sistema econômico escravista gerando oposições entre os autores da época fazendo obras com temas direta ou indiretamente abolicionistas.
Características
- Verso Livre e Branco;
- Nacionalismo;
- Culto à Idade Média;
- Sentimentalismo;
- Subjetivismo;
- Egocentrismo.
Gerações Românticas
Primeira geração:
Indianismo e Nacionalismo
No Romantismo, o indivíduo sente-se em desajuste com a sociedade, por isso a necessidade de fugir da realidade. Um dos mecanismos usados para fugir da realidade é voltar-se para o passado.
No
Romantismo europeu, a volta ao passado histórico leva à Idade Média, onde estão
as origens das nações europeias. Mas, como o Brasil não teve Idade Média,
voltar ao passado significa redescobrir o país antes da chegada dos europeus,
quando era habitado por nações indígenas.
Como
exemplo, leia este trecho de Iracema, de José de Alencar:
“Rumor
suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol
não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la está um
guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta.”
Nesse
romance, de 1865, o escritor apresenta uma visão poética da formação do povo
brasileiro. De acordo com sua “lenda”, ele tem origem na união do índio,
representado por Iracema, a “virgem dos lábios de mel”, e o branco europeu,
representado pelo guerreiro Martim Repare que o negro ficou de fora do projeto
nacionalista-literário da primeira geração.
Em lugar
do cavaleiro medieval, a figura do índio é idealizada porque seria um antepassado
nacional legitimamente brasileiro, e não europeu. Logo, um dos temas centrais
da primeira geração é o indianismo.
Outro tema é a exaltação da pátria
(nacionalismo ufanista), pois nossos primeiros românticos entenderam que sua
missão era fundar uma identidade brasileira.
No plano
individual, voltar ao passado significa valorizar a infância, como sugerem
estes versos de Casimiro de Abreu:
Oh! Que
saudades que tenho
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais
Outro mecanismo usado para fugir da realidade é voltar-se para paisagens novas, que podem ser exóticas, como o Oriente, ou primitivas, como a selva. Por isso, uma das características da nossa primeira geração romântica é a valorização da natureza pátria. Assim como o índio, foi escolhida como um dos símbolos da nacionalidade brasileira, como ocorre nos versos de Gonçalves Dias, do poema Canção do Exílio (1843), um dos mais citados em nossa cultura.
Da aurora da minha vida
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais
Outro mecanismo usado para fugir da realidade é voltar-se para paisagens novas, que podem ser exóticas, como o Oriente, ou primitivas, como a selva. Por isso, uma das características da nossa primeira geração romântica é a valorização da natureza pátria. Assim como o índio, foi escolhida como um dos símbolos da nacionalidade brasileira, como ocorre nos versos de Gonçalves Dias, do poema Canção do Exílio (1843), um dos mais citados em nossa cultura.
Minha
terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá
O eu
lírico, afastado de seu país, conduz seu pensamento para a natureza, visto como
lugar de refúgio para os angustiados.
Características
A
Primeira Geração Romântica tem como principais características:
- Exaltação da natureza e da liberdade;
- Religiosidade;
- Figura do índio ou indianismo;
- Sentimentalismo, emoções;
- Nacionalismo-ufanista;
- Brasileirismo (linguagem).
Principais Autores
e Obras
Domingos José Gonçalves de
Magalhães
Nasceu no ano de 1811, falecendo
em 1882.
Obras
- Poesias (1832);
- Antônio José ou o Poeta e a Inquisição (1838);
- Olgiato (1839);
- Os Mistérios (1857);
- Urânia (1862);
- Cânticos Fúnebres (1864);
- Opúsculos Históricos e Literários (1865);
- Fatos do Espírito Humano (1865);
- Confederação dos Tamoios (1856);
- A Alma e o Cérebro (1876);
- Comentários e Pensamentos (1880).
Antônio Gonçalves Dias (1823-1864)
Nasceu no ano de 1823, falecendo em 1864.
Obras
- Canção do Exílio (1957);
- Ainda uma vez – Adeus;
- Sextilhas de Frei Antão (1848);
- Seus Olhos (1846);
- Os Timbiras (1857);
- I-Juca-Pirama (1851).
Segunda geração:
Mal-do-século (Ultrarromantismo)
A segunda
geração do Romantismo brasileiro foi marcada pela pouca idade dos autores,
sendo os principais Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e
Fagundes Varela. Os temas principais eram o ultra-romantismo (traços do
Romantismo de primeira geração), o egótico (os autores fecham-se em seu próprio
mundo, enxergando somente seu próprio mundo, suas dores e sentimentos, numa
poesia fuga da realidade e de sonhos), o Byronismo (era um dos grandes ídolos,
o autor inglês o Lorde Byron), o spleen (do Inglês, tédio, melancolia), o mal
do século (nesse século a doença de tuberculose matava muitas pessoas, porém a
morte era vista como fuga para os problemas da vida), a poesia de adolescentes
(Muitos autores eram jovens, e boa parte morreram jovens, nisso os textos
falavam de sonhos adolescentes, e a saudade da infância) e pro último a poesia
de hospital (os textos eram melancólicos, como morte em frequência).
Nessa
época a visão dos autores sobre o mundo vinha da Europa, como a frustração após
a revolução da burguesia na Europa, mas como no Brasil não havia uma burguesia
significante e concentra em certos pontos do país, além de não haver aqui
nenhuma revolução burguesa não havia sentido essa frustração nos jovens
escritores brasileiros.
Entre as
características da segunda geração foram: o pessimismo (atitude de insatisfação
da vida, tédio e melancolia); morbidez (a morte era vista como solução aos
problemas); o satanismo (o demônios e o inferno apareciam com frequência, como
continuação da dor vida na Terra); o Mistério (a preferência a lugares misteriosos,
fúnebres, escuros etc).
Principais Autores
e Obras
Manuel
Antônio Álvares de Azevedo
Nasceu
no ano de 1831, falecendo em 1852.
Obras
- Lira dos Vinte Anos (1853);
- Noite na Taverna (1855);
- Macário (1855).
Terceira geração:
Poesia Social
No
Brasil, a primeira fase do movimento romântico tem como pano de fundo o
processo de Independência. Por isso, os escritores desse período estão
preocupados com a construção da identidade nacional. Depois, na segunda fase,
os escritores deixam de lado o discurso nacionalista e se voltam para as
profundezas do indivíduo.
Mas, na
terceira fase do movimento romântico, o Brasil já se encontra em outro contexto
social e histórico. É o momento em que os republicanos querem acabar com a
monarquia e o movimento abolicionista ganha força entre os intelectuais. Por
isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira,
pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de
renovação da sociedade brasileira.
Na
verdade, a terceira geração romântica questiona a ideologia da primeira
geração. É que os escritores da primeira fase do nosso Romantismo, como José de
Alencar, representam o povo brasileiro como resultado da união de duas etnias:
o branco europeu e o índio – mas deixa o negro de fora desse projeto
nacionalista-literário. Afinal, numa sociedade escravocrata, transformar o
negro em herói seria uma grande contradição.
Logo,
podemos pensar que a terceira geração, ao recuperar o negro como personagem da
nossa cultura, possibilita uma resposta a essa lacuna.
Características
As
principais características são o erotismo, a mulher vista com virtudes e
pecados, o abolicionismo, a visão ampla e conhecimento sobre todas as coisas, a
realidade social e a negação do amor platônico, com a mulher podendo ser tocada
e amada.
Principais Autores
e Obras
Antônio
de Castro Alves
Nasceu
no ano de 1847, falecendo em 1871.
Obras
- Gonzaga ou a Revolução de Minas (1867);
- Espumas Flutuantes (1870) única obra publicada em vida;
- A Cachoeira de Paulo Afonso (1876);
- Os Escravos (1883) nesta obra está incluído o poema O Navio Negreiro também conhecido como Tragédia no Mar.
Joaquim de Sousa
Andrade de Caukazia Perreira
Nasceu
no ano de 1833, falecendo em 1902.
Obras
- Harpas selvagens (1857);
- Guesa errante (1866);
- Novo Éden (1893).
Conclusão
O
romantismo significa a diferenciação da nossa com a literatura portuguesa,
mediante a diferenciação temática e de linguagem.
O romantismo
quebrou a estreita de pendência linguística que nos prendia à tradição
literária portuguesa, pela incorporação de peculiaridades vocabulares e
sintáticas e por procuras um ponto de vista nacional brasileiro.
Ao mesmo tempo,
pelas contradições inerentes ao nosso país e pelas profundas diferenças entre o
império brasileiro e a Europa burguesa, o romantismo impregnou-se de
contradições que bem expressam a situação global de adaptação de uma profunda
corrente cultural e artística, nascida no exterior, às condições do Brasil,
país atrasado, dependente e preso á órbita da Europa.
Fontes
http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htmhttp://pt.slideshare.net/folhanazare/romantismo-no-brasiltrabalho-2ano
http://trabalholiteraturaandre.blogspot.com.br/2012/10/contexto-historico-no-brasil.html
http://romantismo-21b.blogspot.com.br/p/as-geracoes-do-romantismo.html
http://educacao.globo.com/literatura/assunto/movimentos-literarios/romantismo-primeira-geracao.html
http://www.todamateria.com.br/primeira-geracao-romantica/
http://www.qieducacao.com/2010/10/1-geracao-romantica-principais-poetas.html
http://www.e-biografias.net/goncalves_dias/
http://www.mundoeducacao.com/literatura/goncalves-diaspoeta-ufanista.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gon%C3%A7alves_Dias#Obras_not.C3.A1veis
http://www.todamateria.com.br/goncalves-de-magalhaes/
http://kramerromantismo.blogspot.com.br/
http://blogaazevedo.blogspot.com.br/2012/06/obras.html
http://educacao.globo.com/literatura/assunto/movimentos-literarios/romantismo-terceira-geracao.html
http://www.soliteratura.com.br/romantismo/romantismo08.php
http://romantismo-21b.blogspot.com.br/p/as-geracoes-do-romantismo.html
http://www.infoescola.com/escritores/castro-alves/
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